O progresso científico requer a capacidade dos cientistas de construir sobre os resultados produzidos por aqueles que os precederam. Por isso a possibilidade de um experimento publicado ser reproduzido em outro laboratório e assim obter o mesmo resultado é muito importante para que o estudo científico seja confiável.
Os resultados de medição obtidos em um teste/experimento devem ser comparáveis com aqueles obtidos em uma outra ocasião, no mesmo ou em outro laboratório. Isto é assegurado quando os resultados são rastreáveis a uma mesma referência metrológica (SI), mesmo que os padrões ou sistemas de medição ou as incertezas de medição relativas sejam diferentes (fisicamente).
Nas Ciências Biológicas, a reprodutibilidade pode ser definida como a obtenção de resultados consistentes utilizando as mesmas variáveis de entrada, etapas metodológicas e computacionais e condições de análise. O termo reprodutibilidade está intimamente relacionado à replicabilidade, que é o processo de obtenção de resultados consistentes em estudos que responderam à mesma investigação científica, cada um dos quais obteve seus dados.
De acordo com a American Society for Cell Biology, a reprodutibilidade pode ser definida usando uma abordagem multifacetada, que reflete como o termo é percebido em diferentes comunidades científicas:
- Direta: tenta reproduzir um resultado previamente observado usando o mesmo desenho experimental e condições definidas no estudo original;
- Analítica: reproduz uma série de descobertas científicas por meio de uma reanálise do conjunto de dados original;
- Sistêmica: reproduzir um achado experimental usando diferentes condições experimentais (por exemplo, em um modelo animal diferente ou sistema de cultura de células);
- Conceitual: avaliação da validade dos dados usando um conjunto diferente de condições ou métodos experimentais.
A metrologia é uma das ferramentas para obter confiança nos resultados da pesquisa!
Em quse todas as formas de observação científica a contagem, a medição, ou ambas, estão envolvidas. As medições científicas são amplas e podem consistir em diferentes tipos: temperatura, propriedades colorimétricas, propriedades eletromagnéticas, tempo, dimensões espaciais, corrente elétrica, propriedades materiais, acidez e concentração. Esses exemplos não são exclusivos e oferecem apenas um pequeno exemplo das ciências naturais. Por exemplo, observações científicas em outras disciplinas das ciências sociais são igualmente repletas de várias contagens e medidas.
De acordo com uma pesquisa de 2016, mais de 70% dos pesquisadores no campo da biologia foram incapazes de reproduzir as descobertas de outros cientistas. Além disso, 60% dos pesquisadores não conseguiram reproduzir suas próprias descobertas.
Essa baixa reprodutibilidade resulta em menor eficiência da produção científica, retarda o progresso científico e aumenta a quantidade de tempo e dinheiro desperdiçados, culminando na redução da confiança do público na pesquisa científica.
De fato, o custo da pesquisa não reproduzível é estimado em US$ 28 bilhões por ano (ou seja, a quantidade de dinheiro gasta em pesquisa pré-clínica que não pode ser reproduzida).
Fonte: https://www.news-medical.net/life-sciences/What-is-Reproducibility.aspx
Fatores que afetam a reprodutibilidade na pesquisa em ciências da vida:
- Falta de acesso a detalhes metodológicos, dados brutos e materiais de pesquisa utilizados: na ausência de protocolos, dados originais e materiais de pesquisa importantes, a reprodução é impedida e os pesquisadores devem criar novos protocolos para repetir o trabalho anterior;
- Uso de linhagens de células e microrganismos que foram identificados erroneamente, contaminados ou superpassados, com manutenção inadequada de materiais biológicos;
- Incapacidade de gerenciar conjuntos de dados complexos: na ausência de um conjunto básico de parâmetros experimentais, estudos mal projetados com uma metodologia que não é relatada provavelmente não serão reproduzidos;
- Viés cognitivo: a imparcialidade faz parte do método científico; no entanto, o contexto social subjetivo dos indivíduos afeta a condução da pesquisa. Viés de confirmação é o ato de interpretar inconscientemente novas evidências de maneira a confirmar crenças ou teorias existentes. Isso subsequentemente afeta como as informações são obtidas, analisadas e recuperadas. O viés de relato ocorre quando há um relato seletivo de informações dos participantes. Este é um efeito subconsciente e pode levar à subnotificação de dados negativos ou indesejáveis;
- Uma cultura competitiva que recompensa novas descobertas e penaliza resultados negativos: o sistema de pesquisa é construído na rápida publicação de novos resultados. Frequentemente, há um incentivo para publicar novas descobertas e punições associadas à publicação de resultados negativos (ou seja, dados que não mostram nenhuma correlação). Em muitos casos, os critérios de contratação e promoção em institutos acadêmicos enfatizam a exigência de publicar em periódicos de alto impacto; isso é aumentado por um ambiente competitivo para bolsas de pesquisa que culminam no incentivo à pesquisa para limitar, relatando metodologias bem-sucedidas que fazem os experimentos funcionarem melhor;
Para garantir a reprodutibilidade no futuro, a comunidade científica deve adotar uma abordagem objetiva para projetar experimentos e estar disposta a descrever e publicar seus resultados de forma precisa e completa, com descrições precisas de todas as metodologias utilizadas.
Como a Metrologia pode auxiliar?
A rastreabilidade metrológica é a propriedade de um resultado de medição pela qual tal resultado pode ser relacionado a uma referência. É o principal parâmetro que permite comparar as medidas nacional ou internacionalmente, através de uma cadeia contínua de comparações, todas tendo incertezas estabelecidas. Dessa forma, é possível afirmar que 1 grau Celsius em um dado local é igual a 1 grau Celsius em qualquer lugar do mundo, e isto se estende às outras variáveis.
Garanta a conformidade, qualidade e redução de custos relacionados aos seus equipamentos!
A GM Metrologia oferece os serviços de Calibração, Manutenção e Treinamentos necessários para possibilitar a confiança nas medições realizadas em seu laboratório!
Nossos especialistas auxiliam você a interpretar o certificado de calibração com a avaliação específica para aplicação certa dos dados de medições no seu processo.
Entre em contato com a gente!