fbpx

Carnaval na Marquês de Sapucaí é recordista mundial do Guinness e Metrologia é destaque

No total, quase 10 toneladas de latas foram coletadas durante todo o Carnaval e a medição foi realizada sob a análise crítica de metrologistas.

Na foto os metrologistas Vinicius Moraes e Jessyca Gomes e o presidente da Fecomércio RJ Antônio de Queiroz com a placa recebida do Guiness pelo reconhecimento do RECORDE.

O Carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro acaba de entrar para o livro dos recordes, o Guinness, como o evento com a maior reciclagem de latas de alumínio do mundo.

Mas, e o que isso tem a ver com a Metrologia? Tudo.

 Tanto no carnaval, quanto na geração de evidência de recordes a Metrologia está presente!

O Guinness World Records documenta as conquistas superlativas ao redor do mundo com critérios e exigências rigorosas para manter um alto padrão de confiança e na maioria dos casos a presença de um metrologista é obrigatória

Cada recorde tem um conjunto personalizado de regras e requisitos de evidências para que todos tentem o recorde nas mesmas condições e possam provar sua conquista sem sombra de dúvidas. Cada registro é baseado em uma medição, seja comprimento, peso, número de itens ou pessoas, área, temperatura etc. A confiabilidade desta medição é fundamental.

No caso deste recorde até as unidades de medida que deveriam ser declaradas eram definidas pelo Guinness. O documento solicitava o resultado das medições em kilogramas com até 3 casas decimais (0,001 kg), em libras (lb) e onças (oz). O certificado de calibração e sua análise crítica incluindo a avaliação do erro da balança utilizada também faziam parte do conjunto de evidências solicitadas.

Durante todo o evento foram coletadas quase 10 toneladas de latinhas de alumínio. A coleta foi feita entre os dias 17 e 20, nos desfiles das escolas de samba do grupo de acesso e escolas de samba do grupo especial e no dia 25 de fevereiro durante os desfiles das escolas campeãs do grupo especial. O maior Carnaval do mundo se se insere agora no contexto mundial como referência em evento sustentável.

A GM Metrologia coordenou todo o processo de medição para pesagem das latinhas coletadas, em uma estrutura montada no próprio Sambódromo. O local de pesagem foi avaliado para evitar que influências adversar pudessem influenciar nas pesagens. Além da calibração, foram realizados testes na balança para evidenciar a sua adequação a medição das Big Bags (onde eram armazenadas as latinhas).

A ação foi realizada a partir de uma parceria da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa); o SESC RJ – detentor oficial do título –, com o projeto Recicla Sapucaí, que contou com o apoio do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS); e as redes cariocas de cooperativas de catadores de materiais recicláveis Recicla Rio, Movimento e Febracom.

“Realizamos a pesagem de toneladas de latas de alumínio e a GM Metrologia, com grandes profissionais, comprometidos, trouxeram metodologia e auxiliaram todo o processo. Não conhecia a profissão, sabia que existia, mas eu não conhecia de fato, e hoje saio daqui muito satisfeito, e vou sempre tê-los ajudando o Instituto Fecomércio de sustentabilidade”, destacou Vinicius Crespo diretor executivo do IFEs-RJ.

“Ter o reconhecimento do Guinness nos mostra que estamos no caminho certo, mostrando para o mundo que é possível um evento desta magnitude ser sustentável”, explica o presidente executivo da Abralatas, Cátilo Cândido.

GM Metrologia

A GM Metrologia é uma empresa que tem como missão tornar a metrologia uma ferramenta transparente e aplicável. E contribui com a melhoria da confiança de funcionamento de instrumentos e equipamentos de medição, demonstrando a segurança nos resultados, instruindo o pessoal técnico sobre a metrologia e importância da conformidade dos equipamentos que usam no dia a dia.

Com pouco tempo de atuação, a GM Metrologia amplia seus horizontes e tem contribuído não só com a qualidade, mas também com o desenvolvimento de projetos junto aos clientes e a Instituições respeitadas. Sendo, desta vez, destaque para obtenção do título de recorde pelo Carnaval das Escolas de Samba do Rio de Janeiro no Guiness.

Reciclagem

Há mais de 15 anos o Brasil mantém uma média de reciclagem de 95% das latas de alumínio, tendo alcançado o recorde de 98,7% e mais de 30 bilhões de unidades recicladas em 2021. O Brasil é o 3º maior produtor mundial de latinhas, com fábricas instaladas em todas as regiões. Um setor preparado para expandir e atender as exigências do consumidor moderno e consciente, que valoriza produtos e embalagens sustentáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *