fbpx

O que é o ELISA?

O ELISA (Enzyme Linked Immuno Sorbent Assay) é um dos métodos mais amplamente utilizados para o diagnóstico de doenças infecciosas, podendo também ser usado na identificação de doenças auto-imunes

e alérgicas. Presente em laboratórios clínicos, de pesquisa, controle de qualidade, farmacêuticas, garantia de qualidade entre outros.

O Leitor de Elisa é o equipamento que realiza este método. É um espectrofotômetro específico para leitura de microplacas capaz de medir e comparar a quantidade de luz absorvida, transmitida ou refletida por uma determinada amostra. Os espectrofotômetros convencionais utilizam apenas 1 canal de leitura. Já os Leitores de Elisa, dependendo da marca e do modelo, variam entre 1 e 12 canais.

O teste é bastante utilizado por ser um método barato e apresentar alta sensibilidade e alta especificidade – características comuns dos ensaios que utilizam anticorpos. Especificidade e Sensibilidade A Especificidade indica que o teste identificará somente o antígeno ou o anticorpo desejado, quanto MAIOR a especificidade, MENOR será a ocorrência de resultados falso-positivos e consequentemente, MENOR a ocorrência de reações cruzadas. A Sensibilidade relaciona-se com a quantidade mínima de antígenos ou anticorpos que poderá ser detectada, sendo intimamente relacionada ao sistema de amplificação e detecção da interação antígeno-anticorpo.

Calibração de Leitor de Elisa Para a precisão e exatidão do espectrofotômetro, é essencial que os parâmetros que influenciam na medição sejam mensurados periodicamente. Os Leitores de Elisa operam em sua maioria com comprimentos de onda específicos definidos . A mais utilizada está no espectro de luz visível, entre 350 nm e 750 nm. Para que os resultados obtidos pelas medidas realizadas no espectrofotômetro sejam precisos, é necessário sempre fazer a calibração do instrumento utilizando padrões conhecidos .

A GM Metrologia desenvolveu uma metodologia completa para realizar a qualificação operacional do leitor de microplaca para Elisa. O diferencial é a utilização de padrões que absorvem a radiação em faixas de medições conhecidas, possibilitando fazer uma curva de calibração em todos os canais e avaliando se o coeficiente de determinação é linear avaliando se o equipamento atende os padrões estabelecidos pelo fabricante mesmo quando possui 8 ou 12 canais.

Além de todos os testes convencionais também são verificados: Condições ambientais: por se tratar de um equipamento óptico é recomendado que o local de instalação esteja sempre com temperatura e umidade controlados; Temperatura de incubação, alguns modelos permitem realizar a incubação no próprio leitor tornando

necessária a avaliação térmica dos poços; Alinhamento: verifica-se se há desvio nos poços; Teste de bloqueio: avalia se há radiação eletromagnética interferindo nas leituras;Limites de leitura: garante que o equipamento respeita os limites máximos e mínimos de absorbância. Garanta a conformidade, qualidade e redução de custos relacionados aos seus equipamentos! A GM Metrologia oferece os serviços de Calibração, Manutenção e Treinamentos necessários para possibilitar a confiança nas medições realizadas em seu laboratório! Nossos especialistas auxiliam você a interpretar o certificado de calibração com a avaliação específica para aplicação certa dos dados de medições no seu processo.

Calibração de Leitor de Elisa | Qualificação Operacional de Leitor de Elisa | Leitor de Elisa | Verificação de Leitor de Elisa | Leitor de Microplaca | Elisa | Espectofotometro | Calibração de Espectofotometro | calibração de Elisa | Manutenção de Elisa | Manutenção de Espectofotometro | Metrologia para Elisa | Teste de Elisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *